Rugby;
- Criado no Século XIX;
- 15 pessoas em cada time;
- Scrum – Formação com 8 em cada lado;
- Associação entre trabalho em equipa e Rugby: artigo The New New Product Development Game;
Shuhari do Aikido;
- Desenvolvido entre 1930 e 1960 por Morihei Ueshiba;
- A associação com gestão ágil foi feita por Alistair Cockburn (assinou manifesto ágil e foi um dos criadores do Crystal);
- Os times ágeis também passam pelo Shuhari
SHU: conhece as regras, nunca se distrai
HA: domina as regras, começa a inovar
RI: descarta as regras, livremente criativo
Ciclo de Deming (PDCA);
- PLANEIA, FAÇA, INSPECIONE e AJUSTE;
- Desenvolvido na década de 50 por Walter Shewart;
- Disseminado por Edwards Deming;
- Utilização para reconstrução do Japão após a 2ª guerra mundial
Empirismo;
- Processos Definidos vs empíricos;
- Processos definidos: Variáveis conhecidas, poucas mudanças e repetitivos;
- Processos empíricos: com mudanças, não repetitivos e conhecimento vem da experiência;
- Dica de leitura sobre empirismo: A Lógica do Cisne Negro
- Empirismo – pilares: (Transparência, Inspeção e Adaptação).
“Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controlo de processo, ou empirismo. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido”
Ciclo OADA da aviação de combate;
- Utilizado na guerra do Vietnã (1965), onde Jeff Sutherland foi piloto;
- OBSERVAR – Coletar dados;
- AVALIAR – Levantar alternativas de acção;
- DECIDIR – Decidir por uma alternativa;
- AGIR – Executar alternativa;
Sistema Toyota de Produção;
- TPS – Toyota Production System – Lean Manufacturing;
- Desenvolvido por Taiichi Ohno de 1948 até 1975;
- Publicado em 1988 e reconhecido na década de 90;
- Qual a maior característica dos carros da Toyota?
- Ideia de fluxo de produção calmo e rápido;
- Gestão deve identificar e remover obstáculos do fluxo, evitando desperdício: engenheiro chefe Susha
- Kaizen (do japonês melhoria) – Melhoria continua: “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje!”
- Correção antecipada de defeitos de produção: fracasse rápido;
- Just in Time: nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata;
- Produção puxada: cada operação só produz algo quando é solicitada por uma operação posterior
- kanban é uma palavra japonesa; kan = Visual, ban = Cartão ou Quadro;
- Taiichi Ohno é um dos pais do kanban
- Bastante utilizado junto ao Scrum para representar o Backlog da Sprint;
- Não confundir com o Lean Kanban difundido no mundo de software por David Anderson
The new new product development game (1986);
- Artigo de Harvard de 1986 dos administradores japoneses Hirotke Takeuchi e Ikujiro Nonaka;
- Analisaram times de alta produtividade da Honda, Fuji, Xerox, Canon, Epson, 3M, HP, etc;
- Descobriram equipas multifuncionais, auto-organizáveis, com objectivos transcendentes e fases de desenvolvimento sobrepostas;
- Executivos removiam obstáculos das equipas;
- Comparou equipas ao Scrum do Rugby.