Lições Aprendidas Treinando Crianças no Campo de Jogos

Bruce, o Fundador da empresa de consultoria de Gestão de Projectos Soluctions Management Inc (SMI), escreveu para o Portal Projectmanagement, que, quando seus filhos eram pequenos, ambos queriam jogar futebol (como chamam nos Estados Unidos… é conhecido como futebol na maior parte do mundo!).

“Reconheci imediatamente os benefícios de ser um treinador versus um pai nos bastidores. Ser um treinador criou um tempo extra significativo para estar com meus filhos e seus amigos”, disse, Bruce.

Ainda reforçou que, correr para casa para jantar e correr para um campo de futebol quatro noites por semana era um pouco estressante, mas todos nós realmente aproveitávamos o tempo juntos. Em vez de apenas deixá-los e ouvir histórias após o jogo ou treino, conversamos sobre o que fizemos juntos, geralmente tomando um sorvete ou uma bebida gelada.

A diversão aumentou quando minha corporação de gestão de projectos boutique tornou-se patrocinadora da equipa por muitos anos. Os jogadores (e provavelmente seus pais) não tinham ideia do que minha empresa fazia. O reconhecimento da minha marca corporativa não estava à altura dos padrões de marketing dos Arcos Dourados ou mesmo da sorveteria local. Ainda assim, era divertido para mim quando eles faziam uma pequena comemoração que envolvia o nome da minha empresa.

Por causa da diferença de idade do meu filho e da minha filha, treinei e patrocinei times por cerca de 15 anos. Eu estava fazendo consultoria de gestão de projectos em tempo integral durante a maior parte daqueles anos, então, quer os jogadores soubessem ou não, eles estavam sendo gerenciados como um projecto para a temporada de três a quatro meses. Construímos planos, tentamos executá-los (falhando regularmente), medimos nosso sucesso e, por fim, encerramos o ano.

Aqui estão 10 lições rápidas de gestão de projectos aprendidas que se aplicaram igualmente a um grupo de crianças enérgicas e à minha vida diária de gestão de projectos:

1. Comunique-se. A comunicação é o elemento mais importante. Os jogadores farão quase tudo se entenderem claramente o que se espera deles. Aqueles que os apoiam externamente também darão muito mais apoio se você se certificar de que eles saibam o que está acontecendo.

Envie avisos, organize reuniões, publique nas redes sociais, conheça um a um. Faça o que for preciso para garantir que aqueles que precisam saber realmente saibam o que precisam saber.

2. Ajuste seu estilo de comunicação para atender às necessidades da pessoa que recebe as informações. Alguns jogadores precisam de instruções muito detalhadas e que mostrem o que precisa ser feito. Outros têm mais experiência e “entendem”. O segundo grupo só precisa saber o que precisa ser alcançado, enquanto o primeiro grupo exigiu um treinamento significativo. Descobri que usei pelo menos cinco estilos de comunicação diferentes durante o ciclo de vida da temporada.

3. Lidere pelo exemplo. A equipe olha para seu líder em busca de inspiração e direcção. Estar noivo. Estar presente. Estar conectado. Eu era quase sempre o primeiro a chegar e o último a sair. Questões externas na minha vida nunca foram trazidas para o jogo, e eu tinha um plano pessoal antes de chegar. No final de cada dia, reservava um tempo para cumprir quaisquer compromissos que havia assumido.

4. Cronogramas e orçamentos são importantes, mas o que realmente conta são os resultados. As equipes são orientadas por cronogramas e requisitos de orçamento. Ao mesmo tempo, porém, essas metas são menos importantes do que fazer o trabalho. Quando o projecto de quatro meses foi concluído, sempre reconhecemos o que alcançamos. Ninguém estava falando exatamente quando as coisas aconteceram ou exatamente quanto custou, mas eles sabiam que tínhamos sido bem-sucedidos.

5. Não é meu time ou o time deles… é o nosso time. Todos em minhas equipes sabem que têm um papel importante a desempenhar. Quando as coisas não iam bem, geralmente era o resultado de uma série de problemas. Quando os planos saíram como planeado, comemoramos como uma equipe.

No final, fiz questão de apertar a mão de cada jogador e apontar coisas específicas que eles fizeram que levaram ao nosso sucesso. Independentemente de como os marcos intermediários ou o resultado final foram alcançados, todos nós sabíamos que tínhamos uma parte no que quer que acontecesse.

6. Gritar não ajuda. Não há lugar para gritar com qualquer pessoa envolvida no projecto. Os jogadores conhecem seus papéis e sabem quando as coisas não vão bem. Os responsáveis ​​em campo nem sempre estão alinhados com a perspectiva do líder, mas têm um papel importante que precisa ser respeitado. Eles também cometem erros e geralmente reconhecem seus próprios erros.

Há sempre especialistas externos também que estão preparados para compartilhar sua sabedoria. Em alguns casos, é útil… em outros, é uma distração. Lide com tudo isso profissionalmente e seja civilizado.

7. Comemore as pequenas vitórias. Alguns projectos duram mais do que outros. Alguns vão muito bem e outros são uma luta de meses. Há, no entanto, sempre pequenas “vitórias” ao longo do caminho (alguém dominando uma habilidade, alguém começando pela primeira vez, alguém fazendo uma defesa ou marcando seu primeiro gol, etc.). Reservar um tempo para apontar e comemorar essas pequenas vitórias é bom para cada jogador e para a equipe como um todo.

8. Concentre-se nas principais partes interessadas. É incrível quantas pessoas se enquadram na definição de serem impactadas ou impactadas pelo projecto. A lista aumenta ainda mais quando os “interessados” são adicionados. Não é possível, como líder, deixar todas as partes interessadas felizes. Eu sempre identifico quem são meus principais stakeholders e me certifico de saber como eles definem o sucesso. Serei educado com as partes interessadas de nível inferior, mas, em última análise, meu objetivo é satisfazer os principais participantes.

9. Incentivem uns aos outros. As duas palavras mais importantes que jogadores e líderes podem dizer uns aos outros são “bom trabalho”. Significa tanto vindo de outro jogador quanto do líder.

10. Não é sobre o projecto. Projectos vêm e vão. Às vezes, os jogadores mudam. Ocasionalmente, o próximo projecto tem alguns dos mesmos jogadores e, às vezes, é totalmente novo. Às vezes o projecto é percebido como “o melhor” entre todos os outros, e às vezes os resultados não são tão bons quanto todos esperavam. Em última análise, como líder, meu trabalho é criar um ótimo ambiente onde os jogadores prosperem e queiram continuar jogando.

Sinto falta daqueles dias em que tentava fazer com que 15 crianças desenvolvessem algumas habilidades e aprendessem a ter sucesso como equipe. Ainda vejo alguns deles como adultos em nossa comunidade. Alguns até me lembram das coisas que fizemos como equipe. É interessante que eles nunca falam sobre as vitórias e derrotas. Eles, no entanto, falam sobre os bons momentos que tivemos.

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